data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: João Alves, Prefeitura, Divulgação/
Os quatro principais cemitérios públicos de Santa Maria passarão a ter manutenção constante, de forma terceirizada. Depois de vencer processo licitatório lançado em janeiro, a empresa Sulclean é a responsável pelo corte de grama, reforma nas carneiras, melhorias na infraestrutura elétrica e hidrossanitária e serviços cemiteriais, como exumação e sepultamento. É a primeira vez que a manutenção dos cemitérios públicos fica a cargo de uma empresa terceirizada. Ainda no primeiro semestre do ano, a prefeitura vai implantar um novo modelo de controle de acesso junto ao Cemitério Ecumênico Municipal, com um trabalho que passará a ser feito no próprio cemitério, com liberação imediata da entrada dos cidadãos (saiba mais abaixo).
Os outros cemitérios que receberão a manutenção por meio do contrato são o Jardim da Saudade, no Bairro Caturrita, o Campestre do Menino Deus, no bairro de mesmo nome, e o Pau a Pique, na BR-392. O investimento da Prefeitura no novo contrato é de R$ 48.599,36 por mês. A duração do contrato é de um ano, com possibilidade de prorrogação por 60 meses. Há uma equipe exclusivamente dedicada aos serviços, com profissionais para atuar de segunda a sexta-feira e, em regime de plantão, nos finais de semana. As taxas cemiteriais de manutenção, pagas pelo contribuinte, estão previstas no código tributário do Município e seguem em vigência.
Jovem é executado com oito tiros em Santa Maria
A novidade faz parte de um pacote de melhorias que começaram a ser implementadas pela prefeitura nos cemitérios de Santa Maria nos últimos anos, principalmente no Cemitério Ecumênico Municipal, o maior deles, que conta com uma área de cerca de oito hectares. A partir de 2017, foi instalada a estrutura que fecha a parte dos fundos do Ecumênico, assim como foram construídas novas calçadas, implementadas melhorias na iluminação e instaladas 50 novas câmeras que transmitem imagens em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), além da contratação de um vigilante.
- São melhorias para o conforto dos visitantes e segurança do patrimônio que lá está. Quando assumimos, só havia críticas em relação ao cemitério. Agora, o panorama está mudando. Mesmo assim, reconhecemos que ainda há muito a ser feito para qualificar os serviços cemiteriais públicos em Santa Maria", afirma o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa.
NOVAS ATRIBUIÇÕES
A Sulclean começou a atuar de forma fixa no Cemitério Ecumênico Municipal na quinta-feira. Por enquanto, a empresa está focada na manutenção, na melhoria de toda a infraestrutura e dos serviços prestados dentro do local. Depois de adequações no espaço, a Prefeitura também passará à Sulclean o controle no acesso da população. Quando isso se concretizar, a única alteração existente em relação ao que a população estava acostumada antes da pandemia é que os visitantes precisarão se identificar antes de ingressar no cemitério. A identificação será feita no próprio cemitério e não mais na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Porém, a população precisa se manter atenta. Por enquanto, a identificação prévia para ingresso no Cemitério Ecumênico Municipal segue na sede da pasta, na Avenida Nossa Senhora Medianeira. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3223-1616. (Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Santa Maria)